01 janeiro 2008

Eduquemos com o coração de Dom Bosco - Sonho dos 9 anos



O SONHO DOS NOVE ANOS.
(descrição, pelo próprio Dom Bosco):

"Naquela idade tive um sonho, um sonho que me ficou profundamente gravado por toda a vida. No sonho pareceu-me estar perto de casa, numa área bastante espaçosa, onde brincava uma multidão de meninos. Alguns riam, outros jogavam, não poucos blasfemavam. Ao ouvir aquelas blasfêmias, lancei-me imediatamente no meio deles, tentando com socos e palavras fazê-los calar.

Nesse momento apareceu-me um Homem venerando e nobremente vestido. Um manto branco cobria-lhe toda a pessoa e o seu rosto era tão luminoso que eu não o podia fixar. Chamou-me pelo nome e ordenou que me pusesse à frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras:


- Não com pancadas, mas com a mansidão e a caridade é que Você deverá ganhar estes seus amigos. Ponha-se logo a instruí-los sobre a feiúra do pecado e a preciosidade da virtude.


Confuso e assustado, respondi que eu era um menino pobre-e-ignorante, incapaz de lhes falar de religião. Naquele instante os meninos, parando de brigar e gritar, juntaram-se ao redor do Personagem que falava.


Quase sem saber o que dizia, perguntei: - Quem é o senhor que me ordena coisas impossíveis? -

Justamente porque parecem impossíveis é que V. deve torná-las possíveis com a obediência e a aquisição da ciência.

- Onde e com que meios posso adquirir a ciência?

- Eu lhe darei a Mestra: sob a sua orientação poderá tornar-se sábio. Mas sem ela tudo se torna estultice.


- Mas quem é o senhor que me fala deste modo?


- Eu são o filho dAquela que sua mãe o ensinou a saudar três vezes ao dia.


- Minha mãe me ensinou a não me juntar com aqueles que não conheço sem sua licença. Qual é o seu nome?


- O meu nome? Pergunte-o à minha Mãe.


Nesse momento vi a seu lado uma Senhora de aspecto majestoso: vestia um manto tão resplandecente que cada ponto parecia uma fulgidíssima estrela. Percebendo-me cada vez mais confuso nas perguntas e respostas, acenou para que me aproximasse. E tomando-me com bondade pela mão, me disse:

- Olhe! Olhando percebi que aqueles meninos haviam fugido e em seu lugar estava uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais.


- Eis o seu campo! É aí que Você deverá trabalhar. Torne-se humilde, forte, robusto: e o que agora está vendo acontecer com esses animais, Você o fará por meus filhos!


Tornei então a olhar: em vez de animais ferozes, apareceram mansos cordeirinhos que, saltitando e balindo corriam ao redor daquele Homem e daquela Mulher, como para lhes fazer festa!


Neste ponto, sempre no sonho, desatei a chorar, e pedi à Senhora que me falasse mais claro, porque não sabia o que ela queria dizer.


Então a Senhora me pôs a mão na cabeça e disse:

- A seu tempo tudo compreenderá.

Depois disso, um ruído qualquer me acordou.

Eu fiquei transtornado. Parecia-me ter as mãos doloridas pelos socos dados, e me queimasse o rosto pelos tapas recebidos.

Além disso, aquele Personagem, aquela Mulher, as coisas ditas e ouvidas, me ocuparam de tal forma a mente que, por aquela noite, não pude mais dormir."


(comentário do Reitor Mór dos Salesianos):
"Sabemos que pela manhã Joãozinho racontou o sonho aos seus familiares, despertando a hilaridade e a indiferença dos irmãos e da avó. Somente a Mãe - Margarida - intuiu a visão do futuro.
Por isso vos confio a Maria, para que ajude a cada um de vós a prolongardes, no hoje, o SONHO de Dom Bosco: ver os jovens felizes no tempo e na eternidade.

Esta a tarefa da educação salesiana."
============

Obs.: Vale a pena conferir o vídeo na íntegra (cerca de 25 minutos), pois os Salesianos de Dom Bosco têm muito a nos mostrar sobre o carisma de seu fundador.

Vídeo completo:
http://www.sdb.org/PR/Documenti/2008/...

Informações adicionais do vídeo:
http://www.sdb.org/sdb2006/index.asp?...